Cateterismo cardíaco

 em Vídeos

O cate­te­ris­mo car­día­co  ou cine­an­gi­o­co­ro­na­ri­o­gra­fia é um exa­me diag­nós­ti­co usa­do para des­co­brir se você tem uma doen­ça car­día­ca – que pode estar loca­li­za­da nas arté­ri­as coro­ná­ri­as, nas vál­vu­las car­día­cas ou no mús­cu­lo car­día­co).

Duran­te o pro­ce­di­men­to, o médi­co lhe dará uma anes­te­sia local,  que geral­men­te é na região do punho ( téc­ni­ca radi­al) ou na viri­lha (téc­ni­ca femo­ral). Após a pun­ção da arté­ria será fei­ta uma peque­na inci­são na pele sobre a arté­ria e, em segui­da, se inse­ri­rá uma bai­nha ou tubo de plás­ti­co (cha­ma­do intro­du­tor) no vaso san­guí­neo. Atra­vés de um fio lon­go e fle­xí­vel (cha­ma­do de fio-guia) o médi­co avan­ça­rá  um cate­ter até o cora­ção.  Em segui­da, o con­tras­te será inje­ta­do e as radi­o­gra­fi­as, cha­ma­das angi­o­gra­mas, serão cri­a­das e lesões obs­tru­ti­vas pode­rão ser diag­nos­ti­ca­das nas arté­ri­as coro­ná­ri­as (que são os vasos sangüí­ne­os res­pon­sá­veis por suprir o mús­cu­lo car­día­co com oxi­gê­nio e nutri­en­tes).

Em algu­mas situ­a­ções onde  exis­te doen­ça arte­ri­al coro­na­ri­a­na, a mes­ma pode­rá ser tra­ta­da ime­di­a­ta­men­te com um pro­ce­di­men­to cha­ma­do angi­o­plas­tia coro­na­ri­a­na com o implan­te de stent. Para se fazer isso, é neces­sá­rio tro­car o cate­ter diag­nós­ti­co por um tera­pêu­ti­co o qual leva­rá os mate­ri­ais (como balões e stents) a serem usa­dos duran­te a angi­o­plas­tia. Ao final do cate­te­ris­mo, todo mate­ri­al é reti­ra­do do vaso, e no local da pun­ção é fei­to um cura­ti­vo com­pres­si­vo.

Comece a escrever e pressione Enter para pesquisar