Correção de defeitos septo-atriais ( CIAFOP)

 em Vídeos

Um bura­co em seu cora­ção pare­ce ser a pró­pria defi­ni­ção de um “pro­ble­ma”. No entan­to, mais de um quar­to da popu­la­ção tem um, e para a mai­o­ria delas não cau­sa mal algum à saú­de. Na ver­da­de, a gran­de mai­o­ria dos afe­ta­dos nem sabe dis­so. Exis­tem dois tipos de bura­cos no cora­ção. Um é cha­ma­do de comu­ni­ca­ção inte­ra­tri­al (CIA) e o outro de fora­me oval paten­te (FOP). Embo­ra ambos sejam bura­cos na pare­de do teci­do (sep­to) entre os átri­os esquer­do e direi­to, suas cau­sas são bem dife­ren­tes. Um defei­to no sep­to atri­al é uma falha na for­ma­ção do teci­do sep­tal o qual é res­pon­sá­vel por sepa­rar os átri­os e for­mar duas cavi­da­des dis­tin­tas e, como tal, é con­si­de­ra­do um defei­to car­día­co con­gê­ni­to, algo com o qual você nas­ceu. Geral­men­te, um defei­to do sep­to atri­al é mai­or que o de um FOP. Quan­to mai­or o bura­co, mai­or a pro­ba­bi­li­da­de de haver sin­to­mas. Os FOPs, por outro lado, só podem ocor­rer após o nas­ci­men­to, quan­do o fora­me oval não se fecha.

O fora­me oval é um bura­co na pare­de entre os átri­os esquer­do e direi­to de cada feto. Esse bura­co per­mi­te que o san­gue con­tor­ne os pul­mões fetais, que não podem fun­ci­o­nar até que sejam expos­tos ao ar. Quan­do um recém-nas­ci­do res­pi­ra pela pri­mei­ra vez, o fora­me oval se fecha e, den­tro de alguns meses, ele se fecha com­ple­ta­men­te em cer­ca de 75% da popu­la­ção. Quan­do ele per­ma­ne­ce aber­to, é cha­ma­do de fora­me oval paten­te, paten­te sig­ni­fi­ca aber­to. Para a gran­de mai­o­ria dos milhões de pes­so­as com FOP, isso não é um pro­ble­ma, ape­sar de o san­gue estar vazan­do do átrio direi­to para o esquer­do. Pro­ble­mas podem vir a sur­gir quan­do o san­gue con­tém um coá­gu­lo san­guí­neo.

Há evi­dên­ci­as que minús­cu­los coá­gu­los de san­gue de ape­nas alguns milí­me­tros são for­ma­dos o tem­po todo no nos­so sis­te­ma veno­so e que via­jam de todo o cor­po para a veia cava onde entram no átrio direi­to do cora­ção. Após entra­rem no cora­ção são bom­be­a­dos do ven­trí­cu­lo direi­to para os pul­mões. Esses minús­cu­los coá­gu­los san­guí­ne­os (indi­vi­du­al­men­te cha­ma­dos de trom­bos veno­sos) são fil­tra­dos pelos minús­cu­los capi­la­res nos pul­mões. No entan­to, as pes­so­as que pos­su­em FOP podem ter esses minús­cu­los coá­gu­los des­vi­a­dos para o átrio esquer­do, assim sem pas­sar pela fil­tra­gem do pul­mão, esses entram no sis­te­ma arte­ri­al e podem ser dire­ci­o­na­dos para o cére­bro cau­san­do um der­ra­me (AVC) ou um ata­que isquê­mi­co tran­si­tó­rio (AIT).

Saber se você tem um FOP não é fácil, por­que nor­mal­men­te não é inves­ti­ga­do, ago­ra em paci­en­tes com sin­to­mas de AVC ou AIT tor­na-se obri­ga­tó­ria a inves­ti­ga­ção. Embo­ra a pre­va­lên­cia de FOP seja de cer­ca de 25% na popu­la­ção geral, isso aumen­ta para cer­ca de 40% a 50% em paci­en­tes com AVC de cau­sa des­co­nhe­ci­da, conhe­ci­do como AVC crip­to­gê­ni­co. Isto é espe­ci­al­men­te ver­da­dei­ro em paci­en­tes que tive­ram um der­ra­me antes dos 55 anos. Em alguns casos, o FOP se com­bi­na com outra con­di­ção, como a fibri­la­ção atri­al, para aumen­tar o ris­co de AVC.

Fechar ou não fechar o FOP ? Dife­ren­te­men­te das CIAs que pos­su­em indi­ca­ções já bem esta­be­le­ci­das para o seu fecha­men­to, o FOP só recen­te­men­te teve a apro­va­ção pelo FDA ame­ri­ca­no de um dis­po­si­ti­vo de oclu­são, para paci­en­tes que tive­ram um AVC crip­to­gê­ni­co e onde a cau­sa mais pro­vá­vel tenha sido o FOP.

Comece a escrever e pressione Enter para pesquisar