Estenose aórtica
Enquanto seu coração bate, o ventrículo esquerdo bombeia o sangue que passa através da válvula aórtica para a aorta, a maior artéria do corpo. A válvula aórtica é composta de três abas triangulares de tecido, chamado cúspides, que se abrem e fecham mantendo o sangue fluindo em somente uma direção.
Às vezes, a válvula aórtica tem sua abertura estreitada – essa é uma condição séria chamada de estenose aórtica. Esse estreitamento, causa uma obstrução que dificulta que o sangue flua do coração em direção a aorta e consequentemente para o resto do corpo. Nesta situação, o coração terá que trabalhar mais para bombear sangue suficiente para o seu corpo. E eventualmente, isso pode enfraquecer o músculo e levar a insuficiência cardíaca. A estenose aórtica é tipicamente causada pelo acúmulo de depósitos de cálcio ao longo do tempo, e afeta principalmente adultos mais velhos. Como o sangue flui constantemente sobre a válvula aórtica, o cálcio, um mineral encontrado naturalmente no sangue, e se acumula nas cúspides da válvula. Depósitos de cálcio podem acumular mais precocemente em pessoas com válvulas aórticas anormais – como ter 2 cúspides em vez de 3 (são as chamadas válvulas bicúspides) — ou como efeito colateral de radioterapia para o tratamento do câncer.
Outra causa é a febre reumática, que pode levar a formação de tecido cicatricial na válvula aórtica. Este tecido cicatricial pode, por si só estreitar a válvula aórtica, mas pode também criar uma superfície áspera que facilite os depósitos de cálcio. Seja qual for a causa, a estenose aórtica é uma condição séria. Se você tem estenose aórtica grave, você pode precisar de um tratamento cirúrgico ou percutâneo para reparar ou substitur a válvula.